domingo, 5 de setembro de 2010

Poema de Léssio Lourenço Nunes [lessionunes@hotmail.com]

Limoeiro

Cuidar de limoeiro é arte.

O limoeiro é turrão.
Vigora-se por pedregulhos;
Claudica-se pelo chão.
Se recebe muita água, torna-se pomposo;
E, de teimosia, retarda os frutos.
Se não recebe água, sufoca-se em cochonilhas.
E por desnutrição, também retarda os frutos.
Um limoeiro é fiel em seu compromisso de dar frutos.

O limoeiro é independente.
Gosta de crescer livremente, sem podas.
Só aceita corte dos galhos cruzados.
Tolera a poda de galhos indesejáveis.

Lidar com o limoeiro é como conviver com gente teimosa:
Ou você o deixa de lado ou enfrenta-o em toda a sua teimosia.

Se o deixar de lado, um dia dará frutos, no tempo dele.
Nunca dará frutos no tempo de expectativa dos outros.
O limoeiro é fiel em seu compromisso de dar frutos.

Se decidir enfrentá-lo, terá de fazer isto com competência.
Ele gosta de ceifa, para abrir-lhe as seivas:
O medo de morrer sem reproduzir-se o faz apressar-se em dar frutos.
Se a ceifa for muito forte, ele se machuca; magoa-se, retrai-se;
E, novamente, retarda os frutos.
Um limoeiro é sempre fiel em seu compromisso de dar frutos.

O limoeiro é forte.
Sobrevive-se em jardins desmazelados;
Vinga-se em quintais dos pobres e miseráveis;
Suporta o zelo demasiado das madames;
Contudo, mantém-se fiel em seu compromisso de dar frutos.

O limoeiro é intrigante.
Espeta-nos com tenacidade;
Dá-nos sumo calmante.
Nasce de sementes jogadas ao acaso;
Vinga-se também por plantio planejado.

No meu quintal tem um limoeiro.
Não sei se nascido ao acaso;
Não sei se de plantio planejado.
Só sei que nos confundimos no viver:
Temos essência de perfumes e licores
Escondidos entre espinhos e sumo amargo.

(Léssio, 29/08/2010).

4 comentários:

Léssio Lourenço Nunes disse...

Prezado Diogo Ricou, boa tarde!
Outro dia em busca de informações acerca de como cuidar de um limoeiro, deparei-me, na internet, com o Portal do Jardineiro, no qual as minhas dúvidas foram amplamente sanadas. Empolgado com as respostas, resolvi escrever, não sei se poema ou se um mero escrito, algo a partir de idéias encontradas no seu Portal. Esse referido escrito, que segue em anexo, está intitulado Limoeiro.

Após elaborar o escrito Limoeiro, e ter feito muito sucesso entre os amigos por tal texto, "pesou-me a consciência", haja vista que me apropriei, para tal texto, dos ensinamentos e idéias extraídos, em grande parte, de informações postadas no seu Portal do Jardineiro. Assim, resolvi enviar-lhe tal escrito, com o intuito de ter a sua permisão para apropriação de tais idéiais em meu escrito.

No mais, e certo de sua atenção, aguardo suas considerações.

At.
Léssio Lourenço Nunes

Diogo Ricou disse...

Caro Léssio

Obrigada pelo seu contacto

Quero desde já expressar a minha simpatia e gratidão pelas suas amáveis palavras.

Estive a ler o seu texto (escrito) e acho que ficou muito bem, fico contente que o meu artigo o tenha ajudado e inspirado para a realização do seu escrito.

Acho que a partilha da informação é muito importante e por isso, e como não podia deixar de ser, está autorizado a utilizar (apropriar) as tais ideias em seu escrito.

Uma vez que estamos a falar gostaria de saber se me autoriza a publicar o seu poema no meu blog: www.monteiroricou.blogspot.com com as devidas referências ao seu autor.

Mais uma vez obrigada, e se precisar de mais informação é só pedir.

Abraço



Diogo Ricou

Léssio Lourenço Nunes disse...

Prezado Diogo Ricou, boa noite!
É com enorme satisfação que recebo essa resposta positiva acerca da apropriação das idéias da M&R Horticultura em meu escrito. Grato pela permisão de apropriação de tão boas idéias.

Mais satisfeito ainda fico ao saber que apreciara meu texto Limoeiro, haja vista que uma das satisfações de quem algo escreve consiste no prazer de ter quem leia o tal escrito. Assim sendo, a liberdade é total para a publicação de meu escrito em seu blog.

Na oportunidade, manifesto a minha admiração pela qualidade técnica, profissionalismo e "desprendimento" demonstrados pela equipe da M&R Horticultura na disseminação de informações técnicas acerca de plantas e jardins. Essa democrática disseminação de conhecimentos, sem apegos, só pode partir de pessoas em elevado processo de evolução.

Posto isto, quero felicitar suas atitudes.

Grato,
Léssio

Anónimo disse...

Parabéns ao escritor do texto, dada sua capacidade de estabelecer elo tão bonito entre a natureza e o homem. Ambos frutos divinos.

Tarcísio