CV

Nome: Diogo Filipe Ricou Gomes de Pina

Data de Nascimento: 12/09/73

Naturalidade: Santo Ildefonso Porto
Morada: Rua Dr. Procópio, 157
Código postal: 4405-857 Vila Nova de Gaia
Nacionalidade: Portuguesa
Telefone: 22-5432056
Telemóvel: 936893565
Situação Militar: Regularizada
Estado civil: Casado
Carta de Condução: N.º NA-35292 0, de 15-12-1999

Experiência Profissional

2009­-2010/ SET-JUL- Formador   (3º ciclo) (Coordenador do curso de CEF jardinagem) no agrupamento de escolas  Florbela Espanca em Esmoriz. As disciplinas lecionadas: Infraestruturas de jardim, instalações de jardins e relvados e manutenção de jardins e relvados.

2008 - Colaborador no Portal do Jardim como autor.

2008 / NOV; 2009 / FEV- JUL - Formador ( 3º ciclo) (Director de turma de CEF jardinagem) no agrupamento de escolas  Florbela Espanca em Esmoriz. As disciplinas lecionadas: Ciências naturais, higiene saúde e segurança no trabalho, infraestruturas de jardim, instalações de jardins e relvados, manutenção de jardins e relvados e cidadania e mundo actual. Por substituição de um professor em baixa médica. A classificação obtida na avaliação global de professores: BOM

2007 - CAP - Formador em jardinagem e agricultura

2002, … – Sócio-gerente e responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou – Horticultura e Jardins Lda.

Sendo responsável pela:
Gestão da empresa­ / Gestão do pessoal / Gestão das compras de materiais e máquinas / Gestão de clientes / Consultadoria / Portfólio / Formação interna / Elaboração dos mapas de manutenções / Elaboração de orçamentos para construção e manutenção / Elaboração de projectos de construção de jardins / Elaboração de projectos de rega tanto para jardins como para a agricultura / Execução de construções e manutenções de jardins particulares e empresas / Instalação de sistemas de rega automática para jardins e para agricultura / Instalação de Jardins Verticais

04-08/2001 – Observador para as Pescas nos Açores, inserido num projecto de monitorização da frota atuneira Açoriana, por forma a garantir o estatuto de “dolphin safe” ao atum capturado nos Açores, da Universidade dos Açores, do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) e do Instituto do Mar (IMAR), denominado “Programa para as Pescas nos Açores - POPA”. O trabalho decorreu em toda a região autónoma dos açores e correspondeu a 110 dias de embarque sensivelmente a 880 horas de Mar.

2000/2001 - Responsável pela formação, estruturação, montagem e gestão de um viveiro de plantas ornamentais, “Horto Dona Sílvia”, no âmbito de um projecto de inserção de jovens portadores de deficiência e de desempregados de longa duração, realizado por uma Instituição Privada de Solidariedade Social - a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso. O Horto foi implantado na Quinta do Ribeiro - Paços de Ferreira. Ainda no âmbito do projecto foi responsável pela criação de animais (aves), produção de produtos hortícolas e por todo o maneio das vinhas existentes.

06-12/1999 - Estágio de fim de curso, orientado pelo Prof. Doutor Tomás Ponce Dentinho, e co-orientado pelo Eng.º Ávila (Angra flor) subordinado ao tema: “Racionalização da Gestão numa Exploração Florícola - O caso da Angra flor na Ilha Terceira”, com a duração de um ano, efectuado numa empresa local, ligada ao ramo da floricultura, tendo terminado com a nota final de 16 valores.

1993 - Estágio final do curso técnico-profissional de técnico de agricultura - ramo agro-pecuária, na área da viticultura com a duração de três meses, efectuado na Escola Secundária Conde S. Bento - Escola Agrícola, Santo Tirso

1991 - Trabalhei na área da viticultura, em Cully, Cantão de Vaud – Suíça.
 
Habilitações literárias
2005 - Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, 111 horas, promovido pela Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e co-financiado pelo Fundo Social Europeu e Estado Português. AESBUC, Porto, realizado entre 19 de Setembro e 12 de Dezembro de 2005.

1993/99 - Licenciatura em Engenharia Agrícola pela da Universidade dos Açores, com média final de 13 (Treze) Valores.

 1989/93 - 10º, 11º e 12º anos na Escola Secundária Conde São Bento - Santo Tirso, Curso Técnico profissional de Técnico de Agricultura - Ramo Agro-Pecuária - Nível 3 de qualificação profissional, com a classificação final de 13 (Treze) valores.

Aptidões e Competências Pessoais

Bons conhecimentos de Informática
Bons conhecimentos de Inglês e Francês, falado e escrito.

Conhecimentos razoáveis de Espanhol

Participação em Congressos, Cursos, Eventos e Palestras


2013 - Seminário Pequenos Frutos - Produção comercialização e perspectivas, organizado pela Agrotec e realizado na Lipor em Baguim do Monte.


2012 – Seminário international “Floresta e Sociedade” com a duração de 15 horas, organizado pela forestis e realizado no centro de congressos da Alfândega do Porto.

2012 – Jornada internacional de coberturas ajardinadas, organizada pela LandLab, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Auditório Ferreira da Silva (Edifício FC6) a 17 de Maio

2012 - Conferência Internacional – “Espaços Verdes – Que Futuro”, organizada pela APEV - Associação Portuguesa de espaços Verdes inserida na Expojardim na Batalha realizada a 15 de Março.

2012 – Workshop bonsais, por Ivo Santos, organizado pela Jardiland Maia

2012 – Palestra: AVES – O seu papel na biodiversidade, realizada em Serralves no ambito do projecto biodiversidade em Serralves, em parceria com o  CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.

2012 – Workshop Aquários plantados, por Filipe Oliveira, organizado pela Jardiland Maia.

2012 – Seminário: Uso eficiente da água nos espaços verdes, organizado pelo municipio de Estarreja e realizado no auditório da biblioteca municipal de Estarreja.

2012 – Uma viagem no mundo maravilhoso das Orquideas - Phalaenopsis, por Graziela Meister. Serões da Bonjoia – Porto

2012 – Workshop - Facebook empresas, organizado pelo portal do sucesso, realizado no InovaGaia em S. Felix da Marinha. O formador foi Vasco Marques

2011 -  Seminário :  Monitorização e Gestão de Ecossistemas Aquáticos, cuja realização se enquadra no projecto "Promoção da Biodiversidade na Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos", co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte e organizado pelo Município de Ponte de Lima.

2011 – Tertúlia  ALDEIA DAS AMOREIRAS SUSTENTÁVEL” por andré Vizinho do grupo GAIA Alentejo, organizada pela associação Campo Aberto.

2011 – Conferência : Gestão e conservação de ecossistemas aquáticos, organizada pela ADIRN, ICN-B, pela Naturlink e pelo Municipio de Torres Novas realizada a 25 de Novembro , no Cineteatro Virginia, Torres Novas.


2011 – Conferência : Biodiversidade em ambiente urbano, organizada pela Agência municipal de energia e ambiente (Lisboa E-Nova), pelo ICN-B, pela Camara Municipal de Lisboa e pela faculdade de ciências da Universidade de Lisboa realizada a 23 de Novembro no Museu da electricidade - Fundação EDP.

2011 – 1º Seminário de Biodiversidade das Terras de Aguiar, organizado pelo Município de Vila Pouca de Aguiar realizado nos dias 14 e 15 de Outubro.

2011 – Conferência Internacional – Cidades Verdes - um novo conceito, organizada pela APEV - Associação Portuguesa de espaços Verdes inserida na Expojardim na Batalha realizada a 10 de Março

2010 – II Jornadas Micológicas do Corno do Bico, realizadas nos dias 6 e 7 de Novembro, na Escola Profissional do Alto Minho Interior, em Paredes de Coura. 

2010 – Workshop de Arboricultura – Técnicas e Práticas de Poda em Árvores Ornamentais  de Médio e Grande Porte com a duração de 6,5 horas, realizado na Fundação de Serralves no dia 12 de Outubro. Os formadores foram José Fernandes, Jorge Rocha e Paulo Martins.

2010 – 4º. Seminário “Espaços Verdes – A Importância dos Jardins” com a duração de 6 horas, organizado pela Lipor. Foi realizado no auditório da Central de Valorização Orgânica da Lipor - Baguim do Monte. De referir que este foi um evento Carbono 0.

2010 – Uma viagem no mundo maravilhoso das Orquideas, por Graziela Meister. Serões da Bonjoia - Porto

2009 – Casa Décor Porto – CAD 2009 - Participação com um Jardim Vertical  assinado pelo famoso estilista portuense Nuno Gama numa parceria entre a Monteiro & Ricou e Rodrigo Patrício arquitectos, a convite de Cristina Archer.

2009 – Mil Razões – 1.as Jorndas sobre os caminhos da solidão, realizadas a 4 de Abril de 2009 no pequeno auditório do Rivoli Teatro Municipal, Porto. A organização esteve a cargo da Assoçiação Escutar

2009 - Curso de atendimento emocional – escrito com a duração de 9 horas ministrado pela associação Escutar, membro do Befrienders worldwide.

2008 – The Oporto Show – TOS 2008 - Lançamento do Jardim Vertical  em Portugal pela Monteiro & Ricou em parceria com Rodrigo Patrício arquitectos, a convite de Carlos Cezanne

2008 – Mil Razões - 1.as Jornadas Sobre Prevenção do Suicídio / Conhecer para Prevenir, realizadas a 8 de Novembro de 2008, em Valadares, Vila Nova de Gaia. A organização esteve a cargo da Assoçiação Escutar e da N-Atitudes.

2008 – 4.as Xornadas de Xardinería Municipais de Galicia, realizadas em Ourense, com a duração de 16 horas lectivas. Foram organizadas pela Concellaría de Medio Ambiente do Concello de Ourense.

2008 – Seminário “Inovação e competitividade no sector Agro-alimentar na região Norte: Que futuro” realizado na Escola Superior de Biotecnologia e organizado pela AESBUC

2007 – Acção de formação: Gestão de Stress, organizado pela associação Escutar. Com uma duração de 8 horas.

2007 – Acção de formação: Produção de Cogumelos, organizada pela Empresa Oleribus - Engenharia Agronómica e Alimentar, realizada no Hotel Íbis – Porto, com uma duração de 8 horas

2007 - 3º Seminário: Espaços verdes - Na qualidade de vida, patrocinado pela Mesquita Guimarães e Didaxis realizado no auditório da Cespu, em Vila Nova de Famalicão.

2007 - II Encontro convergir, organizado pelas associações: April, Quercus, Campo Aberto e Fapas.

2007 - Curso de atendimento emocional – telefónico com a duração de 24 horas ministrado pela associação Escutar, membro do Befrienders worldwide.

2006 - Congresso Internacional de Parques Urbanos e Metropolitanos, Porto, 24 e 25 de Março realizado no centro de congressos do Porto - Alfandega com a duração de 14 horas.

2001 - Curso de “Formação de Observadores”, com a carga horária de 36 horas, versando os seguintes temas: Cetáceos existentes nos açores, técnicas e artes de pesca do Atum, aves marinhas associadas, marcação de tartarugas, etc. ministrada pelos Dr. Rogério Feio, Luís Dias e Dr. Rui Prieto do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, organizada pelo Centro do IMAR - Instituto do Mar.

2001 - Conferência sobre antigos Baleeiros / novos Baleeiros e suas relações na economia Açoriana, apresentada pelo Dr. Rui Prieto.

1997 - Viagem de estudo à Feira de Agricultura “ROYAL AGRICULTURE SHOW”, em Inglaterra no âmbito das cadeiras de Forragens, Pastagens e Silvicultura.

1995 - Acção de formação em Etologia Animal, organizada pela Associação de Estudantes (AECAH) do Departamento de Ciências Agrárias - UA, pelo Prof. João Pedro Barreiros;

1995 – Visita à I Exposição Agro-comercial da Ilha Terceira - AGROTER, Vinha Brava, organizada pela Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT);

1997 – IX Congresso de Agricultura, como observador, realizado na Escola de Enfermagem de Angra do Heroísmo;

1993 - Viagem de estudo à Holanda, com visita ao leilão de flores de Aalsmeer, e a Paris no âmbito das cadeiras de Culturas Arvenses, Zootecnia e Biologia.

Formação

2013 – Orador convidado pela LANDLAB e Neoturf  para o Curso de Impermeabilização, Paredes Verdes e Cobertura Ajardinadas realizado em Lisboa no Hotel VIP Executive Art´s. (A realizar)

2012 – Curso de jardins verticais com a duração de 40 horas, organizado pelo Cearte a convite de António Fresco Duarte.

2012 – Orador convidado pela Associação Faro1540 para o  3º Seminario de Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Sustentável, com o tema: O Conceito de Jardins Verticais e seus exemplos. A Monteiro & Ricou, foi uma das empresas parceiras deste evento. Decorreu no dia 19 de Outubro no Auditório do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve - Campus da Penha.

2012–  Curso de Jardins de Cobertura e Jardins Verticais, com a duração de 25 horas. A convite do Professor Doutor Pedro Mansilla Vásquez, da estação fitopatolóxica do Areeiro em Pontevedra – Espanha, foi organizada pela Formagal - Espanha. Os formadores: Engº Jorge Duarte dos Santos, Sotecnisol (1º dia - Sistemas de impermeabilização), Engº Diogo Ricou (2º e 3º dia - Jardins verticais), Engº Paulo Palha (4º e 5º dias - Jardins de cobertura).

2012 – Workshop: A manutenção de jardins verticais, por Diogo Ricou inserido num ciclo de workshops, promovido pelo jornal arquitecturas, no ambito da 8ª Urbaverde – feira das cidades sustentáveis, realizada na Exponor nos dias 12,13 e14 de Abril

2012–  Curso de Jardins de Cobertura e Jardins Verticais, com a duração de 16 horas. A iniciativa foi promovida pelo Jornal Arquitecturas. O curso tem agora a sua 3ª edição em Faro. Os formadores são Engº Diogo Ricou (1º dia - Jardins verticais),Engº Jorge Duarte dos Santos, Sotecnisol (1º dia - Sistemas de impermeabilização) Engº Paulo Palha (2º dia - Jardins de cobertura) este curso permite a obtenção de 4 créditos em temáticas opcionais de ingressso na Ordem dos Arquitectos. Foi realizado em parceria com a Monteiro & Ricou, Lda.

2012 – Orador convidado pelo IAAS Ponte de Lima - Escola Superior Agrária - Instituto Politécnico de Viana do Castelo para o Seminário "Jardins Verticais e Coberturas Ajardinadas” realizado a 29 de Janeiro de 2012
2011 – Palestra na Universidade do Porto ao curso de Arquitectura paisagista, aberta a toda a academia sobre Jardins verticais; no âmbito da disciplina de Técnicas de Gestão de Espaços Verdes a convite da Professora Claudia Fernandes.

2011 –  Curso de Jardins de Cobertura e Jardins Verticais, com a duração de 16 horas. A iniciativa foi promovida pelo Jornal Arquitecturas. O curso contou com duas edições uma em Lisboa  a 12 e 13 de Outubro no hotel Sana Reno, e a segunda no Porto a 21e 22 de Dezembro no hotel Tryp Porto Centro. Os formadores Arqts. Pais. Luis Paulo Ribeiro e Catarina Viana (1º dia - Jardins de Cobertura) Engº Paulo Palha(2º edição jardins de cobertura) Engº Diogo Ricou (2º dia  1ª e 2ª edição - Jardins verticais) este curso permite a obtenção de 4 créditos em temáticas opcionais de ingressso na Ordem dos Arquitectos. Foi realizado em parceria com a Monteiro & Ricou, Lda.

2009­-2010 – Formador (coordenador) do CEF (Curso de educação e formação) de jardinagem na escola EB2,3 Florbela Espanca em Esmoriz. As disciplinas leccionadas: Manutenção de jardins e relvados, infraestruturas básicas e paisagisticas de jardins, instalação de jardins e relvados. O curso confere o 9º ano de escolaridade e tem como saída profissional operadores de jardinagem (nível 2)

2009 – Acção de formação: A manutenção de jardins, organizada e realizada para a empresa Sá Limpa - Sociedade de Limpezas Sá & Filho, Lda. com sede na Trofa no âmbito do seu actual crescimento e desenvolvimento para a área da manutenção de jardins. A formação foi dividida em 4 módulos de quatro horas: O sistema planta/solo, as reacções das plantas às alterações dos factores climáticos, noções gerais sobre adubação e constituição de adubos, as operações de manutenção mais comuns nos jardins e 1 módulo de 2 horas sobre: noções e técnicas de poda. Esta acção contou com uma parte teórica e um parte prática. A acção decorreu nas instalações da empresa Sá Limpa e teve a duração de 18 horas.

2009 – Workshop: O jardim em vasos, desenvolvido para jovens portadores de paralisia cerebral da APPC – Associação Portuguesa de Paralesia Cerebral, realizado a 25 de Março de 2009 na Villa Urbana de Valbom, com a duração de 3 horas.

2008-­2009 – Formador (professor) do CEF (Curso de educação e formação) de jardinagem na escola EB2,3 Florbela Espanca em Esmoriz. As disciplinas leccionadas: cidadania e mundo actual, higiene, saúde e segurança no trabalho, ciências naturais, manutenção de jardins e relvados, infraestruturas básicas e paisagisticas de jardins, instalação de jardins e relvados. O curso confere o 9º ano de escolaridade e tem como saída profissional operadores de jardinagem (nível 2)

2007 – Acção de Formação: Planeamento de jardins - Oleribus / AESBUC-UCP - (8 horas)

2007 – Acção de Formação: Planeamento e manutenção de jardins - Oleribus - (8 horas)
2006 – Formador convidado no âmbito do curso de carpintaria na área de Agricultura no Estabelecimento Prisional de Custoias (4 horas).

2002, …. - Formador (formação interna) na empresa Monteiro Ricou - Horticultura e jardins, Lda.

2000 - Formador (formação interna) sobre temas relacionados com agricultura aos elementos da equipa de trabalho, na Obra Social e Cultural “Sílvia Cardoso”, Paços de Ferreira. A formação foi desenvolvida nos primeiros três meses do ano.

Artigos publicados

Portal da especialidade


Revistas



2012 - Jornal Barlavento (congresso) -  Jardins Verticais: A nova Tendência!

2012 – Revista Agrotec nº 5 (agrotec responde)

2012 - Revista Agrotec nº 3 (Feiras Destaque e Eventos) Papel de parede vivo – Seminário sobre jardins verticais e coberturas ajardindas – Edição de Junho


2011 - Revista Flores e ornamentais (Frutas, Legumes e Flores): Jardins verticais: um luxo ecológico – Edição de Janeiro /Fevereiro de 2011

2010 – Revista Frutas Legumes e Flores (Flores e ornamentais): Jardins verticais: mercado em embrião – Edição de Setembro/Outubro de 2010

2010– Revista Campo & Jardim (Opinião): Passado, presente e futuro do jardim em Portugal  -  Edição de Janeiro de 2010

2009 - Revista Casa Decor: Presença na Casa Décor

2009 - FEV – Revista Arte e Construção 221 (http://issuu.com/arteconstrucao/docs/name228584 ) : Refúgios Urbanos (soluções criativas)

2009 – Revista Campo & Jardim (Ideias & Conceitos): Da ideia ao sucesso, na vertical, sobre os Jardins Verticais – Edição de Fevereiro de 2009

2008 – Revista Attitude: Presença no “The Oporto Show”

2008 – Revista Cubo 014: Presença no “The Oporto Show”

2002 DEZ - Diário Económico (empreendedores): Lançamento da Monteiro & Ricou, Horticultura e jardins, Lda.

Outras actividades

Fotografo Amador:

Áreas de interesse

Conservação da natureza
Arboricultura
Rappel
Escalada
Etologia
Mergulho
Caça submarina
Entomologia

Associações

APEV - Sócio profissional - Associação Portuguesa de Espaços Verdes 
SPEA- Sociedade portuguesa para o estudo das aves
Associação dos amigos do parque biológico de Gaia
Escutar - Membro da direcção

Voluntariado

Escutar                                                                                  


2011/03/13